O pequeno Sonhador
01
O Projeto
matheus-sozinho

Quem é "O Pequeno Sonhador"?

Natural de Óbidos, no interior do Pará, Mateus Nunes Marinho, de 8 anos, é um apaixonado por palavras. Desde que ouviu uma poesia na novela “Bom Sucesso”, da Rede Globo, cultivou o sonho de ser poeta. Com inocência pueril, não se desmotivou apesar das dificuldades e vê, agora, florescer o resultado de seu esforço: além de ser citado na mesma emissora que o fez se apaixonar por versos e palavras, tem seu primeiro livro publicado antes da primeira década de vida. O livro é uma ode aos sonhos e perseverança. É uma mensagem de que, ainda, vale a pena sonhar.

Conheça o Projeto

O livro “O Pequeno Sonhador” é um projeto beneficente em prol do poeta Mateus Marinho. Em períodos de pandemia, de crise sanitária e humanitária, esse é um espaço para ajudar o próximo e mostrar que é possível fazer cultura e fomentar a educação e os sonhos, sem nenhum tipo de compensação financeira, visando, exclusivamente, o bem-estar de um terceiro.

Além da aquisição do livro, também há outras formas de ajudar o projeto:

• Pessoa Física: Durante o período de pré-lançamento do livro, a pessoa físicas que opta em comprar 10 exemplares da obra na pré-venda e viabilizar os recursos para a impressão do livro, serão nominalmente citadas nas divulgações da obra como apoiadores do projeto.

• Empresas: Empresas interessadas em financiar o livro na pré-venda poderão fazê-lo. As empresas parceiras serão citadas em todos os materiais de divulgação confeccionados pelo selo The Life Press.

02
O Autor

Mateus Nunes Marinho

Mateus Nunes Marinho, de 8 anos, é um ribeirinho de uma comunidade localizada às margens do Rio Amazonas, município de Óbidos, uma pequena cidade no interior do Pará, onde mora com a mãe e a avó. Desde que ouviu na novela “Bom Sucesso”, da Rede Globo, uma poesia cultivou o sonho de ser poeta, passando a pesquisar mais sobre essa nova paixão, e arriscando-se a escrever versos. Hoje, o menino denuncia sua realidade por meio das palavras e do lirismo em suas poesias, que o ajudam a tornar sua vida mais leve enquanto enfrenta suas dificuldades e emociona pessoas.

03
A Poesia

Durante o período de pandemia, as desigualdades e pessoas em situação de vulnerabilidade foram potencializadas, devido aos efeitos adjacentes da pandemia. Um dos serviços que mais foi demandado foi o de saúde. Os discursos de isolamento social e de respeito com esses profissionais foi um dos temas retratados pelo poeta Mateus. Confira:

Profissionais de Saúde

Tá vendo aquelas pessoas
Vestidas de branco ali,
São todas super heróis
Não param de trabalhar
São tantas vidas humanas
Que eles têm que salvar.
Os profissionais da saúde
Podem ser chamados heróis
Pois arriscam a própria vida
Para salvar todos nós.
São heróis de carne e osso
Sem horário pra deitar
Com simples gestos de amor
Tentam a dor curar
Causada por uma praga tão forte
Que o mundo quer derrotar.
Vocês têm o meu respeito
E minha admiração
A equipe do Samu
O copeiro e o segurança do portão
O médico, enfermeiro, fazendo seu plantão
E assim, honram o imposto pago por esta nação.
É preciso perceber
Que hoje o Mundo Parou
Que todos somos iguais,
O dinheiro não é tudo
Se todos fizerem sua parte
Nascerá um mundo novo.
Fique em Casa, por mim, por você e os profissionais de Saúde.
Fique em Casa.

04
Poemas

01

Meu perfil

02

O Sonhador

03

O dia a dia da minha vida

04

Minha escola

05

Este lugar

06

Índio Pauxis

07

O meu Pará

08

O menino lá da roça

09

Barco Papa Francisco

10

Ser luz

11

Festa de Nazaré

12

Falar da confiança

13

Se você

14

A Natureza

15

Profissionais de Saúde

16

Braulio Bessa

17

Amor

18

Os desafios da vida

19

Vida solitária

20

O Pequeno Sonhador

Fale Conosco